O Telecentro de Educação a Distância instalado na Secretaria Municipal de Segurança Pública aumentou em 66% a sua capacidade de atendimento. O reforço veio através da Itaipu Binacional, que repassou seis computadores para o centro de qualificação em segurança pública, instalado na sede da Guarda Municipal.

O assessor da direção da binacional, Joel de Lima, visitou a Guarda, onde repassou oficialmente os computadores, que agora somam o número de quinze, para atender na capacitação tanto da GM, quanto dos demais órgãos de segurança e instituições assistenciais do município.

Ao repassar os equipamentos, Joel de Lima enfatizou a parceria estabelecida entre a GM e Itaipu, que para a Itaipu, se traduz em fortalecimento das políticas públicas voltadas para o quesito segurança e cidadania. “Promovendo desenvolvimento, promovemos a segurança. Esse espaço não é se destina apenas à capacitação do servidor que atua na área de segurança. Aqui se trabalha na inclusão social de grupos vulneráveis e na prevenção da violência”, disse o diretor ao se referir a programas como o PPCA – Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger). 

O Telecentro da Guarda Municipal foi instalado em 2008 e desde então vem sendo utilizado para a aplicação de cursos nas áreas de segurança pública, de prevenção à violência, da área jurídica e idiomas. Anualmente, o Telecentro é utilizado para capacitação dos guardas municipais, em atendimento ao Estatuto do Desarmamento (lei 10.826/2003).

Segundo o inspetor de área e tutor máster do Telecentro, Everson Cadaval Madruga, o espaço já atendeu mais de cinco mil pessoas. “Quando falamos do Telecentro, não nos referimos apenas aos cursos da área de segurança, o local já foi utilizado, inclusive, para capacitação de servidores de outras secretarias e para projetos de prevenção da violência junto a crianças e adolecentes”. 

A parceria com a Itaipu Binacional foi fortalecida durante a participação da Guarda Municipal na Campanha da Fraternidade e Conferência Nacional de Segurança Pública em 2009, eventos estes, apoiados pela empresa.

Anúncios