Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento correto e cortês) na internet, chamamos Netiqueta. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos milhões de usuários na rede. Tenha-as sempre a mão, elas poderão ajudá-lo a escrever suas mensagens de e-mail.

Regra 1 – Ao escrever na internet, “fale, não GRITE!”.

Na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que GRITAR! Portanto, combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas.

Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Regra 2 – Coloque obrigatoriamente o “assunto” da mensagem.

A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida, de forma clara e objetiva, com o assunto que será tratado em sua mensagem de e-mail: imagine uma pessoa que abre a caixa de entrada (mailbox) e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior importância/interesse (as outras serão lidas mais tarde ou apagadas!).

Regra 3 – Seja objetivo.

As mensagens enviadas devem ser claras, objetivas e curtas. Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo: Assunto: Reunião de sexta (msg longa!).

Regra 4 – Coloque espaço entre os parágrafos.

Deixe linhas em branco entre blocos e parágrafos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

Regra 5 – Atenção com os arquivos anexados (attachments).

Envie arquivos anexados apenas quando solicitado.

Regra 6 – Responda às mensagens.

Procure responder a todas as mensagens. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.

Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando ou a que frase está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).

Se o assunto da mensagem original era, por exemplo:

Subject: almoço de confraternização

Verifique se sua resposta apresenta a linha:

Subject: Re: almoço de confraternização

Regra 7 – Crie sua assinatura.

É possível criar o que se chama “assinatura” para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo quatro linhas.

Fonte: Manual do Aluno Rede EAD Senasp/MJ

Telecentro GM

Foz do Iguaçu – Pr

Anúncios