Telecentrofoz divulga mais um curso da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 22 a 29 de agosto  e as aulas começam no dia 27 de setembro.

Carga horária: 60 horas

Apresentação
O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), vinculado à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA) foi criado pelo Governo Federal em 2003. Trata-se de uma iniciativa pioneira e bem-sucedida na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes, cujo objetivo é responder aos altos índices de letalidade infanto-adolescente registrados no Brasil.
O curso tem como objetivo capacitar estes profissionais em conhecimentos básicos sobre os dispositivos legais, direitos humanos, políticas para as crianças e os adolescentes, bem como sobre uma atuação policial junto a população infanto-adolescente ameaçada de morte.

Público de Interesse
Este curso destina-se aos profissionais da área de Segurança Pública que atuam direta ou indiretamente junto ao público-alvo do programa.

Requisitos
Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na REDE EAD.

Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático
Módulo 1: Direitos Humanos e Direitos das Crianças e Adolescentes.
Módulo 2: Letalidade.
Módulo 3: Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.
Módulo 4: Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e Segurança Pública.

Referências Bibliográficas
BALESTRERI, Ricardo Brisolla. Direitos Humanos: Coisa de Polícia; Passo Fundo, Gráfica Editora Berthier, Passo Fundo, RS, 2003. 124p.
Direitos Humanos e Aplicação da Lei, Manual de Formação em Direitos Humanos para as Forças Policiais, Série de Formação Profissional nº 05. Nações Unidas e Procuradoria- Geral da República, Gabinete de Documentação e Direito Comparado.
Diretriz para a Produção de Serviços de Segurança Pública nº 08 – Atuação da Polícia Militar de Minas Gerais segundo a filosofia dos Direitos Humanos. Belo Horizonte, 2004. 57p.
Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) Brasil. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SDH/PR, 2010. 228p. : il.
Homicídios na adolescência no Brasil: IHA 2005/2007 / Unicef ; Secretaria de Direitos Humanos ; Observatório de Favelas ; Laboratório de Análise da Violência ; Programa de Redução da Violência Letal;. – Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2010. 136 p.: Il.

Mais informações acesse: http://www.mj.gov.br/ead

Anúncios