ANALISE CRIMINAL

Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 14/05  a 20/05 de 2014 e início das aulas dia 11/07.

Carga Horária: 60h/aula

Apresentação

As principais razões para a produção de impressões distorcidas da realidade a partir das estatísticas são o uso de pequenas amostras, a realização de distorções deliberadas e perguntas tendenciosas, a elaboração de gráficos enganosos e a existência de pressões políticas. Assim, na perspectiva de contribuir para mudanças nesse cenário, este curso tem como propósito a construção de um alicerce que viabilize a ampliação da formação de analistas criminais no Brasil para que novos conteúdos relacionados às modernas técnicas de análise sejam empregados em futuro próximo.

Público de Interesse

O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.

Recomendações

Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático

Módulo 1- Por que fazer análise criminal?

Módulo 2- Coleta de informações

Módulo 3- Análise Estatística Criminal

Módulo 4 – Sistemas de Informação Geográfica

Módulo 5 – Operacionalização da análise criminal.

Referência Bibliográfica

CERQUEIRA, D; LOBÃO W. Criminalidade: Social versus Polícia. Texto para Discussão IPEA, Rio de Janeiro: n. 958, jun. 2003.

GUNTHER, H.  Como Elaborar um Questionário Série: Planejamento de Pesquisas nas Ciências Sociais, N. 1 Brasília, DF, 2003.

KAHN, T. Indicadores em prevenção municipal da criminalidade. In: Prevenção da violência: o papel das cidades. Sento-Sé, J. T. (Eds.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

KAHN, T. Ferramentas e Técnicas de Análise Criminal. São Paulo, 2008 (mimeo).

MAGALHÃES , L. C.  Análise Criminal e Mapeamento da Criminalidade – GIS.   Anais do Fórum Internacional de Gabinetes de Gestão Integrada, São Luís, Maranhão, novembro 2007

Mais informações acesse: http://www.mj.gov.br/ead

Anúncios