Telecentrofoz divulga mais um curso da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 14/05 a 20/05 de 2014 e início das aulas dia 11/07.Atendimento a mulheres vítimas de violência - Cópia

O curso MVV foi atualizado e recebeu as letras VA (Versão Atualizada). Depois de uma segunda atualização, o nome do curso sofreu pequenas alterações e recebeu uma nova sigla: AMSV. Os alunos que já concluíram os cursos MVV ou MVVVA em ciclos anteriores não precisam fazê-lo novamente.

Carga horária: 40h/aula.

Apresentação
Desde 2003, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) possui Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Políticas para Mulheres da presidência da República para a implementação de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atualização e oferta desse curso fazem parte das ações promovidas no âmbito desse acordo, pois, a magnitude do problema (com números cada vez mais altos de denúncias de casos de violência contra a mulher) e as conseqüências da violência para a vida das mulheres justificam a necessidade de um aprofundamento na temática pelos/pelas profissionais da segurança pública. Elaborado em cima de quatro questões importantes que possam ajudá-lo a compreender o tema e na apresentação dos aspectos legais e procedimentais que orientem a sua conduta como profissional da área de segurança pública, espera-se que o curso possa contribuir no sentido de garantir a essas mulheres um atendimento qualificado e humanizado, bem como a sua proteção nos casos de ameaça e risco de morte.

Público de Interesse
O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.

Requisitos
Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na REDE EAD.

Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático
Módulo 1 – Compreendendo o tema
Módulo 2 – Analisando os aspectos legais e procedimentais

Referências Bibliográficas
BRASIL. MINISTERIO DA SAÚDE. Área técnica de saúde da mulher. Prevenção e Tratamento dos Agravos resultantes da Violência Sexual contra mulheres e adolescentes: Norma técnica. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
BRASIL. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher. Convenção de Belém do Pará, 1994. 9 p.
BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n. 11.340/2006. Coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres / Presidência da Republica, 2006b.
BRASIL. Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres / Presidência da Republica, s/d.
BRASIL. Diretrizes Gerais dos Serviços de Atendimento às Mulheres. Brasília: Secretaria de Políticas para Mulheres / Presidência da Republica, 2010.

Mais informações acesse: http://www.mj.gov.br/ead

Anúncios