Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJInscrições abertas de 14/05  a 20/05 de 2014 e início das aulas dia 11/07/2014.

Carga Horária: 60 horas

Apresentaçãodemocracia-participativa-c
Criado inicialmente para capacitar os profissionais da área de Segurança Pública para participar da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), o curso Democracia Participativa contempla temas que possibilitam debates sobre bases conceituais relacionadas ao paradigma da segurança pública. Reestruturado o curso espera contribuir para compreensão das formulações de políticas públicas promotoras dos Direitos Humanos, de uma segurança comunitária e de cidadania.

Público de Interesse
O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.

Requisitos
Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na REDE EAD.

Recomendações
Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

Conteúdo Programático
Módulo 1 – Democracia, Políticas Públicas e Participação
Módulo 2 – Os Instrumentos de Participação Social no Estado Brasileiro
Módulo 3 – A Constituição Cidadã de 1988, o paradigma tradicional de Segurança Pública e o PRONASCI – Segurança com Cidadania
Módulo 4 – Participação na área de Segurança Pública: uma realidade ainda em construção

Referências Bibliográficas
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
BOBBIO, N. Igualdade e liberdade. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
KOPITTIKE, Alberto L. e TORELLY, Marcelo Dalmás, Políticas Públicas para segurança com participação: esboço sobre a conferência nacional de segurança pública com cidadania. 2008.
PERALVA, Angelina. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. São Paulo: Paz e Terra. 2000.
KOPITTKE, Alberto; ANJOS, Fernanda Alves dos; OLIVEIRA, Mariana. Segurança e participação social: uma agenda por fazer. 2009. Disponível em <http://www.conseg.gov.br/index.php?option=com_docman&Itemid=97&gt;.
LYRA, R. P. Gestão participativa no Brasil: a atuação dos conselhos e ouvidorias na área de segurança e justiça. In: Camille Goirand. (Org.). Violences et contrôle de la violence au Brésil, en Afrique et à Goa-LUSOTOPIE. Paris: Karthala, 2003, v., p. 383-396.

Mais informações acesse: http://www.mj.gov.br/ead

Anúncios