Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJInscrições abertas de 14/05  a 20/05/14 e início das aulas  dia 11/07/2014.

CARGA HORÁRIA: 60 horas

 

APRESENTAÇÃO:download (2)

A investigação criminal é uma ferramenta de conexão dos fundamentos constitucionais de cidadania e respeito à dignidade da pessoa humana à realidade da busca de provas da prática de um delito, daí a necessidade de que seja tratada com a devida lealdade científica. Na unidade 2 do curso foram estudados os principais aspectos relacionados a prática do processo de execução da investigação, ou seja, o planejamento, a coleta de dados, a análise de dados e a elaboração do relatório.

 

PÚBLICO DE INTERESSE:

O curso se destina aos profissionais da Polícia Civil, Órgãos de Perícia Criminal, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, mas seu conteúdo tem relação direta com os profissionais das polícias civis.

 

REQUISITOS:

Este curso exige aprovação anterior no Curso Investigação Criminal 1.

 

RECOMENDAÇÕES:

Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 – Planejamento da Investigação Criminal

Módulo 2 – Coleta de Dados e Informações na Investigação Criminal

Módulo 3 – Análise de Dados e Gestão do Conhecimento Produzido pela Investigação

Módulo 4 – Elaboração de Relatório

Módulo 5 – A Transversalidade da Ética e dos Direitos Humanos na Investigação Criminal

Módulo 6 – Estudos de Caso

 

REFERÊNCIAS:

CERQUEIRA, Sonia. Técnicas de Entrevista no Inquérito Administrativo: um verdadeiro manual de procedimentos. Rio de Janeiro: Temas e Idéias, 2000.

COBRA, Coriolano Nogueira. Manual de Investigação Policial. 3. ed. São Paulo: Escola de Polícia de São Paulo.

CORDEIRO, Bernadete Moreira Pessanha; SILVA, Suamy Santana da. Direitos Humanos: uma perspectiva interdisciplinar e transversal. 2. ed. Brasília: CICV, 2005.

E. BONILLA, Carlos. La Perícia em la Investigación: informe técnico. Buenos Aires: Editorial Universidad, 1996.

FERRO JÚNIOR , Celso Moreira; DANTAS, George Felipe de Lima. A Descoberta e a Análise de Vínculos na Complexidade da Investigação Criminal Moderna. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/main.asp?Team=%7B21F842C5%2DA1C3%2D4460%2D8A48%2D83F441C4808C%7D&gt; Acesso em: 18/09/2007.

Anúncios