Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 21 a 27 de agosto de 2015 e, início das aulas no dia 25 de setembro.

Modalidade: Curso a distância

Carga horária: 60 horas (+ vídeos enviados)

Apresentação download12

Este curso, voltado aos agentes da Segurança Pública Nacional, visa à promoção da acessibilidade das pessoas surdas e sua inclusão social, por meio da comunicação em Libras. As vídeo-aulas apresentam conteúdo teórico-prático contextualizado aos aspectos da cultura e da comunidade surdas e ao trabalho realizado pelas forças que compõem a Segurança Pública, favorecendo a construção de uma aprendizagem significativa e de acordo com as políticas públicas de inclusão e acessibilidade brasileiras. Dada as características da comunicação viso-espacial, a aprovação do curso está condicionada além do desempenho na prova escrita e da qualidade de participação nos fóruns, obrigatoriamente, ao envio de dois vídeos de caráter avaliativo.  

Público de Interesse O curso se destina aos profissionais da área de segurança pública e aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.  

Requisitos

Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EAD-Senasp.  

Recomendações

Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes

Conteúdo programático

Módulo 1 – Língua Brasileira de Sinais: conceitos importantes Módulo 2 – Parâmetros básicos da Libras Módulo 3 – Estrutura linguística Módulo 4 – Cultura, comunidade e Identidade surdas  

Referências

FERRAZ, Rafael A. (2009) O mundo surdo: passeata dos surdos – luta e comemoração. Monografia. Recife: Faculdade Santa Helena, 2009. Disponível em http://www.suvag.org.br/arquivos/raf.pdf FREITAS – O.C.R. (2009). Efeitos de pistas contextuais em língua de sinais sobre a recordação livre e compreensão de texto narrativo. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnB, 2009. FREITAS, Ronaldo; VEIGA, Alex. Módulo: Libras. Disponível em: http://dc203.4shared.com/doc/6c6Bbw9A/preview.html RAMOS, C.R. (2011). LIBRAS: a língua de sinais dos surdos brasileiros. Disponível em http://www.editora-arara-azul.com.br SÁ, Nídia Limeira de. Existe uma cultura surda? Artigo disponível em: http://www.eusurdo.ufba.br/arquivos/cultura_surda.doc. Acesso em 30/12/2011.

Maiores informações acesse segue link da nova página da Rede no site do MJ:

http://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/educacao-e-valorizacao/capa_ead 

Anúncios