Telecentrofoz divulga os cursos da Rede EAD Senasp/MJ. Inscrições abertas de 18 a 26/05/2017 e início das aulas no dia 26 de junho.

Como e por que fazer análise criminal?                                                                                           Como se dá o processo de coleta de informações?

As respostas para esses questionamentos e muitos outros serão abordados no curso de Análise criminal da Rede EaD SENASP.

Modalidade: Curso a distância       11889560_789288497835771_5676364451865771980_n

Carga Horária: 60h/aula

Área da Matriz Curricular Nacional: Área temática VI – Comunicação, informação e tecnologias em segurança pública. Nota: O curso AC foi atualizado e recebeu as letras VA (Versão Atualizada). Os alunos que já fizeram este curso em ciclos anteriores não precisam fazê-lo novamente.

Apresentação

As principais razões para a produção de impressões distorcidas da realidade a partir das estatísticas são o uso de pequenas amostras, a realização de distorções deliberadas e perguntas tendenciosas, a elaboração de gráficos enganosos e a existência de pressões políticas. Assim, na perspectiva de contribuir para mudanças nesse cenário, este curso tem como propósito a construção de um alicerce que viabilize a ampliação da formação de analistas criminais no Brasil para que novos conteúdos relacionados às modernas técnicas de análise sejam empregados em futuro próximo.

Público de Interesse

O curso se destina a qualquer profissional da área de segurança pública, bem como aos profissionais administrativos que atuam nessas instituições.

Requisitos

Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EAD SENASP.

Recomendações

Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para a realização das atividades.

Também poderá dar continuidade aos estudos dessa temática realizando na sequencia o curso de Análise Criminal 2.

Conteúdo Programático

Módulo 1- Por que fazer análise criminal?
Módulo 2- Coleta de informações
Módulo 3- Análise Estatística Criminal
Módulo 4 – Sistemas de Informação Geográfica
Módulo 5 – Operacionalização da análise criminal.

Referência Bibliográfica

CERQUEIRA, D; LOBÃO W. Criminalidade: Social versus Polícia. Texto para Discussão IPEA, Rio de Janeiro: n. 958, jun. 2003.
KAHN, T. Indicadores em prevenção municipal da criminalidade. In: Prevenção da violência: o papel das cidades. Sento-Sé, J. T. (Eds.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
KAHN, T. Ferramentas e Técnicas de Análise Criminal. São Paulo, 2008 (mimeo).
MAGALHÃES , L. C.  Análise Criminal e Mapeamento da Criminalidade – GIS.   Anais do Fórum Internacional de Gabinetes de Gestão Integrada, São Luís, Maranhão, novembro 2007

Para se inscrever acesse:

http://portal.ead.senasp.gov.br/

Anúncios