Telecentrofoz divulga cursos da Rede EAD Senasp/MJInscrições abertas de 18 a 26/05/2017 e início das aulas no dia 26 de junho.

Carga Horária: 60 horas/aula

Modalidade: a distância

Área da Matriz Curricular Nacional: Área temática II – Violência, crime e
controle social.

Apresentação
PLCVAA realização desse curso parte de uma premissa dramática. Para muitos especialistas o número de homicídios entre os jovens é igual ou superior ao de muitos países que se encontram, formalmente, numa situação de guerra ou de conflito armado.
A boa notícia, no entanto, mesmo num panorama tão aterrador é a de que o governo brasileiro tem proposto programas e projetos para enfrentar esta realidade.
Neste curso você irá estudar algumas destas iniciativas e sua importância para a construção de uma política efetiva no enfrentamento à violência e à letalidade juvenil. Além disso, espera-se que a compreensão do tema o ajude a aprimorar a sua atuação em situações onde risco de letalidade de crianças e adolescentes esteja presente.

Público de interesse

O curso se destina a policiais civis, policiais militares, policiais federais, rodoviários federais e guardas municipais.

Requisitos

Este curso não exige que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede EaD SENASP.

Recomenda-se que você tenha disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes. Saiba mais sobre o curso lendo a trilha do curso, disponível nos materiais complementares.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Letalidade de crianças e adolescentes
Módulo 2: As crianças e adolescentes expostos à letalidade no Brasil
Módulo 3: Iniciativas importantes no enfrentamento à letalidade de crianças e adolescentes
Módulo 4: Atuação policial frente a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Referências Bibliográficas

MENDES, Adriana O. Educação em direitos humanos no programa de proteção às crianças e adolescentes ameaçados de morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF). Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Direitos Humanos – Universidade Católica de Brasília – Brasília, 2009.

SAPIENZA, Graziela e PEDROMÔNICO, Márcia Regina Marcondes. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n2/v10n2a07.pdf

SARAIVA, João B. C. Adolescente e ato infracional. Porto Alegre: Livraria do advogado Editora, 1999.

SARAIVA, João B. C. Adolescente em conflito com a lei: da indiferença à proteção integral: uma abordagem sobre a responsabilidade penal juvenil. 2. ed. rev. Ampl. – Porto Alegre, Livraria do Advogado Ed., 2005.

 

Para se inscrever acesse:

http://portal.ead.senasp.gov.br/

Anúncios